Crianças ouvintes têm aulas de Línguas de Sinais em Lagoa de Dentro-PB

Criado por: Administrador - 16/04/2018

Alunos matriculados na Creche Municipal Edvirges Costa, em Lagoa de Dentro, têm aulas de Libras.   A iniciativa foi de um projeto elaborado pela professora de Libras do Município, Francyllayans Karla da Silva Fernandes, em parceria com secretaria de educação, que tem o objetivo de incluir as crianças ouvintes na comunidade surda, por meio da aprendizagem da língua de sinais.

Para a Professora, a ação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inova mais uma vez sua prática de trabalho se tornando pioneira no ensino da Libras para crianças ouvintes, em uma perspectiva bilíngue, e acrescenta que; “as crianças ouvintes aprendem Libras de maneira dinâmica, com recursos lúdicos e atividades práticas, estimulando o interesse do aluno para aquisição dessa nova língua”. Explica a Professora.

De acordo com as informações repassadas por Francyllayans Karla, as professoras regentes das turmas também participam desse processo de aprendizagem, dando total suporte a essa nova experiência vivenciada na educação do município de Lagoa de Dentro.

As crianças durante as aulas demonstram interesse e facilidade em aprender a língua de sinais”. Comentou a professora que ver esse momento como um marco para a comunidade surda e uma oportunidade de construir uma sociedade mais igualitária, na qual o surdo tenha sua língua conhecida e assim, possa estabelecer relações comunicativas dentro da sociedade, “pois as crianças que hoje fazem parte da creche aprendem além de uma segunda língua, conhecimentos sociais importantes para o respeito as diferenças humanas”. Concluiu.