IOEB 2019: Lagoa de Dentro cresce no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira

Criado por: Administrador - 12/02/2020

Divulgado em novembro de 2019, o mais novo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira

O IOEB é o que aponta a situação da educação nos estados e municípios brasileiros, tendo em vista o aperfeiçoamento educacional.


Em 2019, o município de Lagoa de Dentro teve um crescimento considerável ao último índice divulgado em 2017, que era 3.7, atingindo agora 4.1.


Com o resultado obtido, Lagoa de Dentro se aproxima do índice geral da Paraíba (4.5) e do Brasil (4.7). O índice é baseado nos indicadores de resultado e de insumos, como qualidade dos professores, experiência dos diretores, tempo de jornada na escola das crianças e taxa de atendimento na educação infantil.

 

O IOEB




O IOEB é um indicador que considera não apenas o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), resultado de aprendizagem divulgado a cada dois anos pelo governo federal, mas também outras variáveis de acesso, como a oferta de vagas em creche e pré-escola, a formação de professores, a experiência dos diretores de escola e a quantidade e crianças e adolescentes que não estão matriculados na escola.


Criado em 2015, o índice IOEB leva em consideração aspectos do nível socioeconômico das famílias dos estudantes, dentre outros requisitos que vão além daqueles aferidos pelo próprio IDEB. O objetivo é dar aos gestores ferramentas para que as três esferas governamentais, governo federal, estadual e municipal, trabalhem em regime de colaboração para melhorar o atendimento do sistema educacional para todos os moradores em idade escolar daquela cidade.


Maiores informações: http://ioeb.org.br/


Fonte: Henrique Florêncio - https://henriqueoficialpb.blogspot.com/



Assessoria de Comunicação