Secretaria de Saúde realiza Dia D referente ao novembro azul

Criado por: Administrador - 27/11/2019

O evento foi marcado por diversos procedimentos na UBS

O mês de Novembro foi escolhido para ser o mês de Conscientização ao combate do câncer de próstata. 


E a Secretaria de Saúde realizou neste quarta-feira (27) o Dia D. A UBS Geraldo Pereira no Centro, ficou pequena para tantos homens que atenderam o convite da Secretaria e compareceram para realizar uma série de exames no local.


Foram feitos Exames de PSA, Glicemia, Aferição de Pressão, Fisioterapia, Nutricionista, Consulta Médica e Odontológica, Palestras, Consulta de enfermagem, Testes rápidos. . 


A Secretária de Saúde, Eliane Santiago destacou: "Um dia como este faz com que os homens sintam- se mais à vontade para participar e realizar os atendimentos oferecidos na unidade , prevenindo o câncer de próstata".


Quando é câncer?

A maioria dos tumores de próstata tem origem nas células das glândulas que produzem o líquido seminal. Eles são chamados de adenocarcinomas.

Especialistas acreditam que o câncer de próstata começa com pequenas mudanças no tamanho e forma das células das glândulas da próstata.


Sinais e sintomas

Em seus estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Mas, se você perceber algum desses sinais abaixo, consulte um urologista para o diagnóstico correto:

  • Urinar pouco de cada vez
  • Ir ao banheiro com frequência, levantando até no meio da noite para urinar
  • Dificuldade para urinar
  • Dor ou sensação de ardor ao urinar
  • Presença de sangue na urina ou sêmen
  • Ejaculação dolorosa


Os exames que você deve fazer

Em seus estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Mas se você perceber algum desses sinais abaixo, consulte um urologista para o diagnóstico correto:

  • Exame de PSA: PSA (sigla em inglês do antígeno prostático específico) é uma substância normalmente produzida pela próstata, e que está presente no sêmen e no sangue. Na maioria dos homens, os níveis de PSA estão abaixo de 4 (4ng/dl) e o câncer pode aumentar essa taxa. Se o exame mostrar a taxa entre 4 e 10, há uma chance em quatro de ser câncer na próstata. Quanto maiores os valores, maiores os riscos de câncer.
  • Exame de toque retal: serve para identificar áreas irregulares ou endurecidas na próstata. É menos preciso que o exame de sangue PSA, mas é capaz de detectar tumores mesmo que o teste de sangue esteja normal.


Assessoria de Comunicação.