FIM DO LIXÃO: Lagoa de Dentro irá construir Unidade de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Criado por: Administrador - 17/02/2021

Na última quinta-feira (11) o prefeito Zezinho da Rapadura ao lado da diretora do Meio Ambiente, Marcilene Barbosa e do Secretário de Controle Interno do município, Marlon Lima, estiveram participando de uma reunião no auditório do Ministério Público da Paraíba, em João Pessoa, capital do estado.


Também participaram da reunião o procurador-geral de Justiça Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho; o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente, promotor Raniere Dantas; o promotor de Justiça José Farias; a secretária de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Ana Cláudia Oliveira da Nóbrega Vital do Rêgo; o presidente da Famup, George Coelho; o secretário executivo da Famup, Pedro Dantas.


Na reunião foi apresentado o plano de ação de implementação de unidades de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos com o objetivo de erradicar os lixões. A apresentação ocorreu durante reunião promovida pelo Ministério Público da Paraíba, Governo do Estado e Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) com prefeitos e secretários. O plano prevê a construção de 17 centros de triagem que vão beneficiar 81 municípios. Lagoa de Dentro irá receber recursos para a construção de um desses centros.


O centro de triagem receberá recursos do governo do estado para a sua implantação e contrapartida do município que deverá atender exigências técnicas e adotar medidas para participar do projeto, como a criação de Associação de Catadores em conjunto com os municípios parceiros (no caso dos municípios que vão sediar os centros de triagem); a implementação da coleta seletiva, a aquisição de um kit básico de equipamentos e a criação de um pátio de compostagem nos municípios parceiros, por exemplo.


 

 

Leonaldo Ferreira

Assessoria de Comunicação

 



[HTML] [/HTML]