Secretaria de Agricultura reúne aprovados no Garantia Safra

Criado por: Administrador - 25/01/2019

A reunião aconteceu na Câmara Municipal e reuniu as 43 famílias aprovadas no programa.

Aconteceu na manhã dessa sexta-feira (25) na Câmara Municipal de Lagoa de Dentro, no auditório "Severino Freire", uma reunião com as 43 famílias provadas para receber o Garantia Safra. Os beneficiários são todos agricultores familiares e aprovado mediante cadastro realizado na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário.

O encontro foi mediado pelo secretário de Agricultura Sérgio Alves e pelo assessor da Empaer na região do Brejo, Genuíno. Durante a reunião foi explicado passo a passo de como acontece o programa, desde da inscrição inicial até o recebimento do benefício.

Uma exclusividade sobre o Garantia Safra é que o município de Lagoa de Dentro, irá assumir a contrapartida de cada agricultor aprovado, sendo o município o único dos 223 municípios paraibanos a tomar essa medida beneficiando os inscritos.

Ainda no encontro o secretário Sérgio, anunciou em nome da gestão "Governando com o Povo" a aquisição de mais uma patrulha mecanizada com implementos agrícolas e que dentro de alguns dias será entregue a população, beneficiando principalmente os agricultores familiares.

SOBRE O GARANTIA SAFRA

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil e no Norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. A região é a área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), majoritariamente semiárida e que sofre perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Com a Lei Nº 12.766, de 27 de dezembro de 2012, o Poder Executivo foi autorizado a incluir agricultores familiares de outros municípios situados fora da área da Sudene, desde que atendidos previamente alguns requisitos como a comprovação de que os agricultores familiares se encontram em municípios com perdas sistemáticas de produção em função da seca ou excesso de chuva.

Beneficiário e Benefício

O Garantia-Safra tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão.

Uma vez aderidos ao programa, eles passam a receber o benefício quando o município em que moram comprova a perda de, pelo menos, 50% do conjunto dessas produções, ou de outras a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico.

O valor do Benefício Garantia-Safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo GS são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra.

Atualmente, o valor do benefício é igual a R$850, pago em cinco parcelas de R$170, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal e de acordo com o calendário de benefícios sociais. A medida é uma forma de contribuir para segurança alimentar da família do agricultor, o que dá liberdade para que ele escolha como aplicar o dinheiro.

Aportes

Para que o agricultor participe é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores façam adesão ao programa por meio da inscrição e pagamento anual dos aportes que tem valores iguais a R$17 para agricultores; a R$51 para os municípios; a R$102 para os estados; e a R$340, no mínimo, para a União.

Vale ressaltar que os aportes totais municipais, federais e estaduais são resultados da multiplicação do valor do aporte pelo número total agricultores que aderidos ao programa em cada esfera. É possível entender melhor os cálculos da contribuição ao Fundo do Garantia-Safra no ícone Aportes Financeiros.

Os produtores só recebem o benefício se todas as partes repassarem o recurso ao Fundo Garantia-Safra e se a perda de ao menos 50% da produção for comprovada no município.